-->

quarta-feira, 27 de julho de 2011

O Dia D

Nesse post vou falar sobre um importante momento da 2ª Guerra Mundial: O Dia D.
Em termos militares , dia D é usado para definir os dias cruciais para a reviravolta de uma batalha, os dias decisivos.
Nessa guerra, refere-se ao desembarque surpresa de milhares de soldados Ingleses, Americanos, Canadenses, Franceses, Poloneses, Noruegueses, Australianos e Neo Zelandeses sobre as praias de Omaha e Utah, na Normandia (França).
A França havia sido dominada pelos nazistas em 1941. Com a Europa praticamente toda sob o regime nazista, o principal objetivo da operação Overlord era libertar todos países dominados pelo Reich.
A Alemanha já havia sido derrotada na União Soviética, em batalhas épicas como Kursk e Stalingrado, colocando fim ao mito da invencibilidade alemã.
Paraquedistas aliados desembarcaram em pontos estratégicos da Muralha do Atlântico, que havia sido construída pelos nazistas na costa de vários países para evitar contra-ataques.
O caos causado pelos homens do ar era só o início da operação.
No dia 6 de junho de 1944, cerca de 195.000 soldados aliados invadiram 6 praias francesas em veículos anfíbios. A Alemanha com certeza não esperava um ataque em um lugar tão guarnecido, e ficou sem saída diante da infinidade de soldados inimigos.
Houveram batalhas sangrentas, como a de Omaha Beach, mas com táticas militares apuradas, os aliados conseguiram dominá-la. A praia também tinha armas anti-navais e metralhadoras MG42, mas não foram suficientes para parar o desembarque.
Soldados aliados após a conquista do Canal da Mancha

CURIOSIDADES SOBRE A BATALHA
  • Para confundir os alemães, criaram a Operação Fortitude, que consistia num falso desembarque em Pas-de-Calais, "comandado" pelo General Patton, foram criados barcos e tanques falsos de madeira, plástico ou lona a leste da Inglaterra para confundir aviões espiões alemães. Idosos reservistas ficavam o dia inteiro enviando mensagens falsas via rádio entre si.
  • Hitler estava muito confiante de que o desembarque seria em Pas-de-Calais, por causa de seu espião Garbo que lhe forneceu informações falsas, já que era um agente duplo a serviço da Inglaterra.
  • Rommel acreditava que o desembarque seria na Normandia, mas como recebeu ordens de Hitler, não pode desobedecer, e teve que ir para Pas-de-Calais.
  • Graças à Operação Fortitude, duas semanas após o desembarque, os alemães ainda esperavam o desembarque em Pas-de-Calais.
  • Durante o ataque à Omaha, os tanques anfíbios "DD" (Duplex Drive) não puderam desembarcar por causa da turbulência causada pela grande movimentação de barcos e navios no canal da mancha, os tanques viraram e os soldados desembarcaram sem apoio pesado, o que ajuda a explicar as grandes baixas e feridos em Omaha.
  • Devido à artilharia antiaérea, muitos paraquedistas saltaram fora da zona prevista, alguns dos paraquedistas se enroscaram nas árvores, foram vistos pelos soldados alemães e morreram antes mesmo de porem os pés na França.
  • O jogo Call Of Duty reconstitui com grande riqueza de detalhe a batalha da Ponte Pegasus, com detalhes ao terreno, posição de guaritas e casas.
A Muralha do Atlântico (1942 - 1944)
A muralha do Atlântico foi um conjunto de fortificações e guarnições construídas pelos alemães entre 1942 e 1944 para proteger a costa de todas as nações dominadas pelo Reich.
Os locais invadidos foram: 
Omaha, Utah, Juno, Sword, Gold e a Pointe du Hoc.
 Após alguns dias de resistência, foram capturadas várias metralhadoras nas praias e destruído todo o sistema de comunicação dos nazistas na França, que então, estava libertada.



Depois disso, com reforços chegando a toda hora da Inglaterra e dos EUA, os alemães foram sendo recuados cada vez mais para dentro de seu território, dando fim as esperanças de guerra.
Em maio de 1945, os soviéticos, pela frente Leste, invadiam Berlim e Hitler cometia suicídio.
 Foi o fim da guerra na Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário