Vou falar agora sobre uma banda californiana que é muito famosa em todo o mundo:
O Red Hot Chili Peppers foi formado em 1983, pelos amigos Anthony Kiedis, Flea, Hilel Slovak e Jack Irons.
Misturando punk e funk eles começaram a ser conhecidos por Los Angeles. A explicação para o nome Red Hot Chili Peppers vem de um improviso de Anthony Kiedis que conta: "Eu estava caminhando em Hollywood Hills e vi esse nome piscando num arbusto psicodélico" (o arbusto era em formato de pimenta), mas essa história parece muito mais uma lenda ou piada de Anthony, do que a verdadeira história. O que parece ser mais próximo da realidade é que eles adoravam comida mexicana com bastante pimenta (chili), Flea era fã da banda de apoio de Louis Armstrong "Red Hot Peppers" e Anthony Kiedis não poderia esquecer o nome da banda que tocou num pub em Londres, a "Chili Willy and the Red Hot Peppers".
Os discos Freaky Styley e Mother's Milk tiveram um relativo sucesso nos EUA, em meio ao intenso uso de drogas de Anthony Kiedis e Hilel Slovak, a banda começa a ter problemas. Em 27 de junho de 1988, Slovak é encontrado morto em Los Angeles. Motivo: Overdose de heroína.
A partir desse acontecimento, Kiedis vai se tratar em uma pequeno vilarejo do México. Irons sai da banda e some no mundo. Flea afunda em projetos paralelos.
O genial Blood Sugar Sex Magik foi lançado no final de setembro de 1991. O álbum teve vários Hits, como: "Give It Away", "Under the Bridge" e "Suck My Kiss" que atingem o topo das paradas no mundo inteiro. Resultado, o disco torna-se sucesso mundial, vendendo nada menos que 12 milhões de cópias, apesar de haver uma grande concorrência naquela época, as bandas grunges, que para Kiedis não era problema algum porque primeiramente simpatizava com elas e tinha amigos como Nirvana, Pearl Jam, Alice in Chains e depois porque sabia que o estilo dessas bandas não tinha nada a ver com o som que eles faziam.
Em 1999, lançam o Californication, com John Frusciante nas guitarras. O disco conta com sucessos como "Otherside", "Around the World", "Scar Tissue", além da faixa-título.
Em 2002, sai o By The Way, que também estoura nas paradas do mundo todo com canções como "Throw Away your Television", "Dosed" e "Can't Stop".
Em 2003 sai o live at Slane Castle, gravado em um show na Irlanda.
Em 2006, o último CD lançado, o Stadium Arcadium rende um Grammy para a banda, com o enorme sucesso de "Dani California".
Com 27 anos de carreira, com uma história de altos e baixos e sem nunca esquecer as origens, o Red Hot Chili Peppers é e será por muitos anos uma banda marcante para muitas pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário